quarta-feira, 7 de abril de 2010

..a complexidade do soutien às riscas...


Este vai ser provavelmente o post mais racista que escrevi. Mas atenção, não é racismo, é constatação da realidade social.

Como muitos de vocês sabem, passo grande parte da minha vida na “pacata” cidade de Quarteira. Ora no outro dia comprei um telemóvel (numa loja mesmo atenção) e fui à procura de uma capa para o proteger de riscos e essas tretas. Como as lojas convencionais não tinham decidi ir às chamadas lojas dos Chineses. Chamam-se assim porque são de chineses (lógico não?).

O giro nem foi tentar fazer a rapariga chinesa perceber o que era um telemóvel, uma capa e por fim uma capa para telemóvel, apesar de ter sido uma cruzada interessante. Foi quando ela chamou a colega. O muito (demasiado) comum sotaque brasileiro surgiu. Uma chinesa e três brasileiras naquela loja. Não havia a minha capa. Na loja do lado achei piada ao sinal: Produtos portugueses apenas…hum.. não sabia que Portugal agora se escrevia “Made in China” mas devo ser eu que passei demasiado tempo em Inglaterra e não sei o que quer dizer em português.. só pode… ainda assim a simpática empregada brasileira lá chamou a patroa chinesa para me dizer que não, não temos capas para esse telemóvel. Loja seguinte, o único chinês era o rapaz da caixa. Nada de capas. 5 lojas depois a historia continua a repetir-se e eu penso para mim: que raio, tão mas os brasileiros estão a apoderar-se do mercado de lojas chinesas já que os comerciantes portugueses estão cada vez mais decididos a livrar-se dessa malta.

Depois entendi a genialidade do Chinês. Como não percebi antes? Conseguiram mudar de país e ainda assim conseguir todas as comodidades de casa: mão-de-obra barata e pouco qualificada que ninguém tem pena de despedir e de não pagar o ordenado! Genial!! Como não pensamos nisso antes? Eu sei! Porque por alguma razão os brasileiros quando trabalham para portugueses sabem o código de trabalho de trás para a frente e reclamam. Isso parece não resultar quando o nosso patrão não fala português, não regista vendas e não paga impostos sequer. Giro não é?? Eu acho piada. O mundo está a ser conquistado pelos chineses que encontraram no Brasil um aliado improvável que desde o grito de Ipiranga não tem uma boa ideia sobre a sua economia, mercado de trabalho ou trabalho em si. Boa sorte malta! Por favor levem-nos todos para a china quando voltarem!!!!
(Não exprime exactamente a minha opinião, mas para o bem da comedia tem de ser. Um abraço para os poucos amigos brasileiros que tenho)

Quarteira… cidade engraçada. E agora perguntam, que tem o soutien às riscas a ver com isto? A resposta: NADA mas alguém decidiu exibi-lo em público enquanto se fazia de santa hahaha beijaaaao


Beijos e abraços malta, continuo de ferias no Algarve!

2 comentários: